Idioma

+18

Alguns posts desse Blog podem ser recomendado para maiores de 18 anos devido ao conteúdo explicito;

24 de ago de 2011

Batman Tim Burton Parte 1

 Batman de Tim Burton parte 1 (Batman 1989) (Satisfária hoje em dia?) por Edvander Santos   
  Relembrando artes do passado episódio 2: Por Edvander Santos
 Obs: Nem tudo que vocês lerem aqui é fato algumas coisas se tratam da minha opinião, então não fiquem ofendidos caso não concordem comigo
Todos os jovens principalmente os que gostam mais de coisas mentais do que esportes fisicos passam sua infancia assistindo desenhos lendo quadrinhos vendo filmes, e na area dos super heróis um dos maiores icones junto com o Superman é o Batman, e o que sempre me agradou no Batman é que ele não tem nenhuma habilidade sobre-humana ele combate o crime com sua tecnologia provida de sua fortuna, suas habilidades fisicas, intelectuais e sua determinação.


Nos anos 60 tinha um seriado do Batman, que era colorido com um tom leve e infantil com onomatopéias, era praticamente uma satira, muitos não gostaram, muitos acharam que o Batman estava sendo levado muito na brincadeira então em 1989 o diretor Tim Burton, em começo de carreira ficou encarregado de levar o Batman para as telas e muitos acharam estranho por varios motivos: O primeiro é que Tim Burton nem de longe era o diretor consagrado que ele é hoje em dia e segundo só havia comédias em seu curriculo como os fantasmas se divertem e muitos ficaram com medo de novamente ser um filme "bem-humorado" outra coisa que muitos não gostaram foi a escalação de Michael Keaton para ser o Batman pelo fato de não ser um cara muito alto não ter o fisico muito aprimorado e ser quase calvo XD
Muitos ficaram tranquilos quando souberam que Jack Nicholson iria ser o coringa pois Nicholson ja era bem consagrado... Então em 89 saiu Batman, e foi um tremendo sucesso o filme realmente ficou bom e não vendeu nem somente pela bilheteria ele foi um dos filmes que mais teve publicidade e produtos baseado em si como bonecos, boné, camistas chaveiros, esse foi sem duvida um dos filmes mais lucrativos do Batman. Quem se deu bem mesmo foi Jack Nicholson que disse só concordar em participar do filme se ganhasse um percentual nos lucros do filme, alias o nome de Nicholson aparece nos créditos antes de Michael Keaton.

Qual é a história do Batman 1989?
Bom a história conta sobre Batman em inicio de carreira ainda sendo citado apenas como boato, (O estilo muitos falam mais poucos viram) e gira em torno de um criminoso chamado Jack Napier que ao ser traido pelo chefe em uma operação onde ele o denunciara Napier enfrenta Batman, ao atirar no batman a bala bate na armadura e volta contra Napier que cai acidentalmente num tanque de produtos quimicos que faz sua pele ficar branca e seus cabelos verdes, e ao fazer uma cirurgia plastica mal-feita para tirar a bala da bochecha seus labios ficaram deformados fazendo-o sorrir constantemente.

 Obviamente vamos primeiramente pensar no roteiro desse filme, muitos reclamaram que o Batman aparece pouco, fato que eu sou obrigado a concordar, e o coringa aparece quase toda hora, muitos chegaram a dizer que o filme deveria se chamar The Joker e não Batman,  alias o nome de Jack Nicholson aparece antes do de Michael Keaton nos créditos. Mas isso é o que eu acho legal, para mim um filme onde o protagonista aparece toda hora é muito sem graça, bom é quando tem aquele clima de que (ah eu quero que o batman apareça logo) claro que não havia necessidade de ficar mostrando o coringa toda hora mas o roteiro do filme é bom, muitos reclamam da falta de fidelidade aos quadrinhos por apontar o coringa como o assassino dos pais de Batman mas isso não me incomodou. È um roteiro bastante adulto e se leva bastante a sério principalmente se tratando do Batman, que quase nos faz esquecer que super heróis são mais para crianças, eu daria um 7,5, para o roteiro porque realmente não havia necessidade de ficar mostrando tão pouco o Batman e tanto o coringa. XD
        Roteiro: 7,5


 Vamos analisar agora o figurino, não apenas das roupas mas sim dos cenários e talz... Esse é obviamente um dos pontos mais fortes desse filme, burton pensou em tudo e queria que o filme tivesse um clima gótico e sombrio e obviamente funcionou, Batman só age de noite nesse filme ao contrario do seriado que ele agia de dia também e os cenários são bem escuros com direito a gárgulas o que torna o clima do filme bem interessante, a roupa do Batman apesar de muitos reclamarem do fato de ele não poder virar o pescoço para mim foi o melhor traje do Batman, os acessórios como o gancho e sem duvida o Batmóvel é espetacular o filme não o mostra logo de cara e tenho certeza que muitos deliraram nos cinemas em 89 quando viram aquela cena. A roupa do coringa é bem legal também apesar de eu ter achado o verde de seus cabelos claro demais e o design ficou meio tosco mais ficou tudo legal. Vou dar um 10 para o visual do filme.
 Visual:10,0

Atuações: Outro ponto forte desse filme sem duvida são as atuações, muitos até hoje tem problemas de admitir mas Michael Keaton foi espetacular como Batman, e particularmente eu prefiro ele do que Christian Bale, mas tirando a franquia do Nolan Keaton sem duvida foi o melhor Batman dos 4 primeiros atores que encarnaram o personagem, ele tinha um jeito sombrio sinico ameaçador uma voz grave e suave e como Bruce Wayne um cara melancolico e triste o que eu acho muito mais interessante do que ficar bancando um playboy arrogante.
  Nicholson também foi espetacular e mesmo ele tendo sido superado por Ledger que sem duvida foi foda demais Jack Nicholson deu um ar de alivio comico ao personagem, uma das cenas mais memoraveis na minha opinião é a reunião entre os mafiosos onde ele usa o dispositivo de choque nas mãos.
 Kim Basinger mesmo sendo aquela tipica donsela em perigo que só sabe gritar seu personagem foi muito interessante e seu par romantico com Bruce Wayne Batman foi espetacular, sem esquecer de que nem seria ela que seria a reporter Vicky Vale ela foi escolhida poucas horas antes das filmagens porque a atriz original havia tido problemas.
 Sem contar nos atores que fazem o comissario gordon, o alfred. Dou 10 nas atuações
 Atuações: 10,0
Musica: Outro ponto foda demais desse filme é a musica Danny Elfman é o compositor de cabeçeira de Tim Burton e talvez vocês não o conheçam de nome mas ele fez musicas para o Homem Aranha 1,2 e 3, O Estranho Mundo de Jack, Os fantasmas se divertem entre outros e não decepcionou, sua trilha se encaixou completamente com o clima gótico que Burton queria então nem preciso dizer que a nota é 10
Musica:10,0

   
 As cenas de ação são meio ultrapassadas são muito legais mas nada de espetacular nada de virtuosismo é só aceitavel, mesmo assim tem varias cenas bem legais como a do Batplano então vou dar um 7 para as cenas de ação.
Cenas de Ação:7,0


Média:9,5  Com certeza mesmo se passando mais de 20 anos o filme vale a pena conferir, talvez alguns não concordem comigo mas esse filme é uma reliquia, foi um sucesso de bilheteria merecido e tenho certeza que muitos irão gostar.



Batman Tim burton parte 2 Clique na foto 




4 comentários:

  1. Concordo com a nota final, as cenas de ação foi o que faltou para um 10... Elas ficaram do tipo antigo de ação, faltou elaborar melhor...

    ah e parabéns pelo blog.. ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a resenha, enfocando diversos aspectos da produção, fora o apuro das informações como adendo elucidativo.

    ResponderExcluir
  3. NostalgiaBrasi: Pois é... Ficaram parecendo filme de Bang Bang XD realmente foi só o que ficou faltando para um 10

    ResponderExcluir

Postagens populares

Detonado Completo do Manhunt

Detonado Completo do Manhunt
Detonado completo do Manhun (Para ver os primeiros clique em postagens antigas)

Edvander Santos

Edvander Santos
Aqui alguns videos meus tocando guita